A newsletter Luscofia está diferente e espero que continues por aqui
A newsletter mensal Luscofia já teve várias vidas. Esta, espero, será a mais próspera e mais longa.
Primeiro no mailchimp, depois no mailerlite e agora chego ao substack. Acho que pela primeira vez admito que esta newsletter é sobre escrever e partilhar, mais do que marketing.
Experimentar uma plataforma nova tem sempre qualquer coisa de suspeito e entusiasmante ao mesmo tempo — a definição de novidade — de repente há um layout diferente para me habituar a escrever e editar. O substack vai direto ao assunto: escrever é o que importa. Não há blocos de arrastar. Aqui não sinto que esta devia ser uma newsletter para promover o que vendo.
Alguns dos últimos números da newsletter podem ser lidos aqui.
O que vem a seguir?
Os temas mantêm-se os mesmos: escrevo sobre ter uma relação mais saudável com o trabalho (criativo) e tudo o que anda à volta disso – a gestão do tempo, o equilíbrio com a vida pessoal, os dilemas millenial, crises existenciais, fazer orçamentos, lidar com clientes, comunidades criativas.
Mas agora há algumas novidades.
A newsletter vai passar a ser quinzenal.
Ocorreu-me: porquê enviar dois assuntos numa newsletter mensal se posso enviar duas newsletters quinzenais com um assunto cada? 🤷♀️ Parece óbvio, mas ainda não tinha chegado lá.
Além disso, temos um nome.
A newsletter mensal precisava de um nome. Há muito tempo que lhe chamo newsletter mensal Luscofia e isso renega-a para instrumento de promoção, como se fosse o meu jornal de novidades.
Gostava que tivesse personalidade própria e por isso dei-lhe o nome de Lusco-fusco: a newsletter da Sofia. Aparte estar a falar de mim na terceira pessoa, o nome vem de várias coisas:
De uma zine que queria fazer há alguns anos mas que acabou por ficar na gaveta
De altura do dia (sobretudo no verão) em que mais me sinto sortuda por trabalhar por conta própria – começo cedo e acabo cedo, no horário que é melhor para o meu ritmo.
Um certo som de festa das próprias palavras, que me lembram luzes a piscar e piñatas coloridas
Agora falta começar.
Na altura em que estou a escrever este primeiro post a newsletter ainda não tem banner apropriado, ainda não há um primeiro número agendado, ainda não há nada disso: é só uma mão cheia de boas intenções.
O plano é começar no dia 31 de agosto. Aniversário do Francisco. Final das férias. Final do verão. A época das boas intenções e das resoluções, que só fica atrás do ano novo.
Se quiserem recomendar a alguém a juntar-se +1800 subscritores que entretanto já por aqui andam, é só clicar no botãozinho laranja.
Alguns dos últimos números da newsletter podem ser lidos aqui.